quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fundação Maurício Grabois chega à Serra Gaúcha

Por Roberto Carlos Dias, no site Vermelho:
 

A Fundação Maurício Grabois rompe as fronteiras territoriais para implantar um núcleo inédito na Serra Gaúcha. Essa será a primeira vez no Brasil da Grabois fora das capitais. Para marcar esse fato, a estreia será com uma palestra, no formato de colóquio, nesta sexta-feira (16), a partir das 19h30min, no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS).


O tema será “O declínio do capitalismo no mundo contemporâneo e os reflexos da crise econômica internacional no Brasil a partir da revisão de teses marxistas”. O assunto será abordado pelos debatedores Maria Carolina Rosa Gullo, doutora em Economia; Raquel Sebastiani, mestre em Sociologia; e Lecio Morais, mestre em Ciência Política. A palestra inaugural contará ainda com a presença do diretor administrativo e financeiro da Fundação, Leocir Costa Rosa.

Raquel vai fazer uma abordagem mais voltada ao contexto histórico, da origem do capitalismo no mundo. Maria Carolina discorrerá sobre o impacto com olhar na economia regional e na geração de empregos. Já Lecio Morais abordará os reflexos da crise internacional no Brasil, com considerações sobre a experiência de 2008 e a expectativa atual.

O objetivo principal da Grabois Serra Gaúcha é fortalecer o debate de ideias sobre temas de relevância para o desenvolvimento de Caxias e região, bem como do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil, com o olhar voltado para a pesquisa e os movimentos sociais, especialmente os trabalhadores, já que Caxias do Sul figura no país como o segundo maior polo metalmecânico.

A proposta inclui ainda a possibilidade de publicação de livros e parcerias para estágios supervisionados com instituições superiores e outras entidades.

A intenção deste projeto é fazer uma interação entre a academia, sociedade e os movimentos sociais, por meio de debates, seminários e mesas redondas, com o suporte da intelectualidade, representadas por teóricos, pesquisadores, professores universitários, profissionais de diversas áreas do conhecimento e lideranças políticas.

O projeto Fundação Maurício Grabois Serra Gaúcha conta com o apoio e participação de um grupo formado por 20 intelectuais, a grande maioria com doutorado em seus campos de pesquisa, com expressiva atuação na academia nas áreas de História, Antropologia, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Sociologia, Comunicação, Filosofia, Economia, Filosofia, entre outras.

Breve Histórico

A Fundação Maurício Grabois foi instituída por decisão do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e passou a existir em dois de abril de 2008 como sucedânea do Instituto Maurício Grabois (IMG).

Suas três finalidades mais gerais são promover estudos, pesquisas e análises nas áreas política, econômica, social e cultural, sobre realidade brasileira e mundial; realizar trabalho de educação política, formação e desenvolver pesquisas e organizar acervo sobre a história e memória do Partido Comunista do Brasil e do movimento operário e popular.

De Caxias do Sul
Roberto Carlos Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário